Páginas

terça-feira, 26 de julho de 2011

Alguns tipos de árvores Ipês

Ipê rosa (Tabebuia pentaphylla ou Tabebuia rosea)

É um dos primeiros dos Ipês a florir no ano, inicia a floração em Junho, mas ainda pode ser encontrado com flores até Setembro. Esta espécie se confunde bastante com os ipês da coloração roxa, porém trata-se de uma espécie exótica, proveniente da América central.
Sua beleza é desenvolvimento rápido. Identificada facilmente por ter folhas maiores queos outros ipês, e por geralmente apresentar floração com presença de folhas.


Ipê roxo (Handroanthus avellanedae)
É um dos primeiros dos Ipês a florir no ano, inicia a floração em Junho, e pode durar até Agosto, conforme a árvore. Esta espécie se confunde bastante com outras também de flor roxa, como a Tabebuia impetiginosa e a Tabebuia heptaphylla, sendo considerado por alguns autores que a T. avellanedae e a T. impetiginosa seriam a mesma espécie. São muito utilizadas no paisagismo urbano, por sua beleza e desenvolvimento rápido.



Ipê branco (Tabebuia roseo-alba)
Trata-se de um tipo de ipê muito bonito, ficando totalmente branco durante um período muito curto, pois sua floração não dura mais do que dois dias, por volta de Agosto. Às vezes repete a floração por volta de Setembro, com menor intensidade


Ipê amarelo do cerrado (Handroanthus chrysotrichus)
É uma árvore nativa largamente utilizada em paisagismo. Sua diferença com o Ipê amarelo da mata é que ela é mais baixa, e muitas vezes apresenta tronco e ramos tortuosos. Floresce entre Julho e Agosto.


Ipê amarelo da mata (Handroanthus serratifolius)
Este é o tipo de Ipê mais citado, por ser alto e de porte esguio, muito comum em nossas matas. Não é muito utilizado em paisagismo porque seu desenvolvimento é mais lento que os outros tipos de Ipê amarelo. Floresce entre Julho e Agosto.
Ipê tabaco (Zeyheria tuberculosa)
Espécie chamada de Ipê mas que não faz parte da espécie Tabebuias, como os outros. Suas flores são bem escuras e começam a aparecer por volta de Novembro, contrastando com as folhas verde claro. Podem continuar a ocorrer até em Janeiro. Também chamado de Ipê preto.



Uma mais linda do que a outra!!!
bjs...

 

4 comentários:

  1. que legal se na minha cidade tivesse essas arvores ela mudaria de ambiente
    PraBéns para a pessoa que criou essi saite

    ResponderExcluir
  2. tenho 6 pés de ipês amarelo. adoro árvores.
    raphael

    ResponderExcluir
  3. Na região onde moro, tem ipê amarelo, mais a árvore é de pequeno porte. Será que posso usar a casca pra fazer chá?

    ResponderExcluir
  4. Na região onde moro, tem ipê amarelo, mais a árvore é de pequeno porte. Será que posso usar a casca pra fazer chá?

    ResponderExcluir